quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PF desarticula quadrilha suspeita de fraudar provas do Enem e concursos públicos, no sertão.


                 
Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (8) contra um grupo suspeito de fraudes em provas de concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Operação Adinamia cumpre mandados na Paraíba, no Ceará e no Piauí.

Dos 36 mandados divulgados pela PF, 21 são de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e quatro de prisão preventiva. Na Paraíba, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Cajazeiras e São José de Piranhas, na região do Alto Sertão. A operação é liderada pela Polícia Federal do Ceará, estão participando da ação cerca de 90 policiais.

O grupo segundo a Polícia Federal fraudava as provas violando os lacres de forma antecipada para ter acesso ao conteúdo dos exames. No estado do Ceará a operação acontece nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Barbalha,Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira. Já no Piauí, a ação da PF ocorre na cidade de Teresina. 
Enem 2017

De acordo com a PF, a suspeita é que o grupo tenha fraudado as provas do Enem dos anos de 2016 e 2017. Os suspeitos cobravam valores até R$ 90 mil de candidatos. Os valores eram divididos em dois pagamentos: metade antes da prova e o restante depois de o candidato garantir a vaga.

Adinamia
O nome da operação é uma alusão a fraqueza moral dos envolvidos em referência a ação fraudulenta de tentar burlar a concorrência de concursos públicos e outros processos.  O objetivo da operação é desarticular o grupo.
Brasil
Paraíba
Deixe seu Comentário

0 comentários: