Morreu na manhã deste sábado (5), aos 93 anos, a pernambucana Isabel Marques da Silva, conhecida como Zabé da Loca, na cidade de Monteiro, a 305 km de João Pessoa. Ela ficou conhecida não só por tocar pífano, como também por morar durante 25 anos em uma gruta na Zona Rural da cidade. Comente no fim da matéria.
Nascida em Buíque (PE), Zabé da Loca era pifeira conhecida em todo o Brasil e chegou a gravar discos em 2003 e 2008, sendo condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, e eleita "Revelação da Música Brasileira" no Prêmio de Música Brasileira.
O apelido dela foi dado justamente por causa do tempo que passou na gruta, uma "loca", onde era cercada não só de pedras, mas também de duas paredes de taipa. Ela teve morte natural.
O velório de Zabé ocorre a partir das 13h deste sábado (5), no Memorial Zabé da Loca, no Sítio Tungão, na fazenda Santa Catarina, em Monteiro, e o sepultamento está previsto para acontecer neste domingo (6), às 10h, no cemitério municipal.
A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, assinou decreto de luto oficial por três dias em virtude do falecimento de Zabé da Loca. "Monteiro perde uma reconhecida artista musical, que do seu jeito ímpar levou o nome de nosso município pelo Brasil e até ao exterior mostrando a nossa cultura e a construir sua história. Neste momento que expressamos o nosso sentimento de perda, externamos nosso pesar a todos familiares e aqueles que se dedicaram de corpo e alma pela manutenção de sua vida enquanto possível”, registrou a prefeita Anna Lorena.
0 comentários: