O desemprego atingiu 11,4% da população paraibana no segundo trimestre deste ano (abril a junho). De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 194 mil pessoas foram do mercado de trabalho.
Apesar da retração em relação a igual período do ano passado, o IBGE informa que a Paraíba, que tem 3.205.000 pessoas em idade de trabalhar, foi o estado foi o que mais reduziu a taxa de desocupação na Região Nordeste. A queda foi de 1,8%.
A taxa de desocupação divulgada é quase o dobro da menor taxa registrada nos últimos cinco anos. No último trimestre de 2014, por exemplo, a taxa de desocupação da Paraíba foi de 8,1%. Já o maior patamar foi atingido no primeiro trimestre de 2017: 13,2%.
A pesquisa aponta ainda que os trabalhadores domésticos na Paraíba têm a menor remuneração média entre as ocupações: R$ 555 00.
Já a administração pública, defesa, Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais, com média de R$ 2.435, são as classes de melhor remuneração.
0 comentários: